0487

Qual a espécie de mal que mais faz os Espíritos se afligirem por nós: o mal físico ou o mal moral?

O egoísmo e dureza de coração de vocês: é disso que tudo deriva. Eles riem de todos esses males imaginários que nascem do orgulho e da ambição e se alegram com os que tem por fim abreviar o tempo de prova dos encarnados.

Comentário de Kardec: Os Espíritos, sabendo que a vida corporal é apenas transitória e que as tribulações que a acompanham são meios de conduzir a um estado melhor, se afligem mais pelas causas morais que podem distanciar-nos desse estado do que pelos males físicos.

Os Espíritos pouco se importam com os infortúnios que só afetam as nossas idéias mundanas, como fazemos com as aflições pueris da infância.

O Espírito que vê nas aflições da vida um meio de adiantamento para nós considera-as como a crise momentânea que deve salvar o doente. Compadece-se dos nossos sofrimentos como nos compadecemos dos sofrimentos de um amigo, mas vendo as coisas de um ponto de vista mais justo, aprecia-os de maneira diversa, e enquanto os bons reerguem a nossa coragem, no interesse do nosso futuro, os outros, tentando comprometer-nos, nos incitam ao desespero.